quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O dever de casa e o 5 contra 1

E o primeiro turno do Campeonato Brasileiro da série A vai chegando ao fim. Com brigas pelo título e pela fuga do rebaixamento, o Brasileirão tem como cenário momentâneo equipes com pontuações parecidas. A diferença entre o último colocado e o 11º na tabela é de sete pontos. Da 10º posição para o líder é de dez pontos. Em 2013, na mesma 14ª rodada, esses números eram invertidos. Enquanto a diferença entre o líder e o 10º era de sete pontos, a distância entre o 11º e o lanterna era de dez pontos.


Nesse contexto, no brasileiro da série A de 2014, o Vitória ocupa a 15º colocação. O Rubro-Negro está a um ponto da zona de rebaixamento e pode, nesse final de primeiro turno, estabelecer uma seqüência de vitórias. Esses triunfos podem ser importantes para o Leão respirar na luta contra a segunda divisão e levantar a moral para a disputa do segundo turno do campeonato.


Faltando cinco jogos para o fim do primeiro turno, o Vitória tem no Manoel Barradas a sua principal vantagem. O leão recebe em seus domínios três concorrentes na luta contra o rebaixamento. Chapecoense (17/08), Figueirense (24/08) e o Flamengo (31/08). Fora de Salvador, o Rubro-Negro tem compromissos complicados. Enfrenta o também candidato a rebaixamento Coritiba (20/08), no Couto Pereira e fecha o primeiro turno contra o Santos (06/09), no Pacaembu.


Em 15 pontos a disputar, o Vitória necessita vencer os jogos em casa para alcançar a metade dos 46 pontos, meta estabelecida para se livrar da zona maldita no fim do campeonato. Vencer os jogos como mandante não impede também que o Leão belisque alguns pontos fora de casa. Principalmente no confronto contra o Coritiba, concorrente direto na luta contra o rebaixamento. É hora de fazer o dever de casa!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário