quarta-feira, 16 de julho de 2014

Os maiores reforços do Vitória já estavam no clube

É difícil superar os sintomas de saudade pós-Copa do Mundo. Para não ter uma recaída, nem vou voltar ao assunto. Desculpa, Copa. Vou ignorá-la. É hora de voltar à realidade, e a realidade do Vitória em 2014 é a permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro.

O Rubro-Negro Baiano foi o time que mais contratou dentre os 20 clubes da Primeira Divisão. Foram oito contratações (e não confundir contratação com reforço). Richarlyson, Luis Aguiar, Romário, Adriano, Marcos Junior, Guillermo Beltran, Kadu e Marcinho são as caras novas no elenco do Leão até o fim do ano. Na antepenúltima colocação do Campeonato, a missão parece clara: fugir do rebaixamento. Os mais otimistas tem na Sul-americana a esperança de titulo no ano. De fato, não custa sonhar, times mais limitados tecnicamente já chegaram na final de tal torneio, mas o principal objetivo é se manter na Série A em 2014.

Dos oito que chegaram, Kadu, Adriano, Richarlyson, Luis Aguiar, Marcinho são os que aparentemente vêm para ser titulares. Depois de viver fortes emoções com Rodrigo Defendi, Kadu é o cara para dar um pouco de segurança ao setor defensivo. Richarlyson e Adriano podem formar uma bela dupla de volantes, os dois se completam dentro de campo. Luis Aguiar é o camisa 10 tão esperado desde o início do ano e a carência de jogadores com essa característica deve alçá-lo a condição de titular no começo. Marcinho, meia atacante, chega do "Mundo Árabe" com um ponto de interrogação. Se for o jogador que foi nas passagens por Flamengo e Atlético Mineiro também chega com a perspectiva de titularidade.


Leão foi as compras durante a parada para Copa e apresentou as suas contratações na sala de imprensa (?) do clube
Ligando o Modo Corneteiro rapidamente, preciso dizer que faltou chegar um lateral direito com mais qualidade e rodagem, visto que Ayrton e Nino Paraíba não jogam bem faz muito tempo e Romário, recém-contratado, ainda é muito novo. O lado direito pode ser um ponto fraco. Modo Corneteiro Desligado.

Chegaram grandes craques? Não. Porém Jorginho agora tem peças para montar um time minimamente competitivo. A equipe ideal para o restante do Campeonato deve ser essa: Wilson, Ayrton, Kadu, Alemão, Juan, Adriano, Richarlyson, Escudero, Luis Aguiar, Marcinho e Dinei. O time jogaria com três meias atrás do centro avante Dinei, mas como já foi dito acima, Jorginho agora tem peças para variar o esquema e armar o time que mais se encaixa com o adversário. Willie, Caio, José Welison, Léo Costa, Neto Coruja, Marcelo, Luiz Gustavo... São boas opções para se ter no banco de reservas.

Mas nenhum desses são os grandes reforços. O primeiro grande reforço é a volta do Manoel Barradas. O Vitória vai estrear em seu estádio no Campeonato Brasileiro só depois de 11 rodadas. O fato de finalmente jogar em casa é uma perspectiva de dias melhores e um alento para a torcida, que não aguentava mais de saudades. Mais pra frente, o segundo reforço: Escudero. O meia argentino ainda se recupera de uma grave lesão e deve ficar mais um tempo no Departamento Médico, mas quando tiver condições de jogo novamente, além da qualidade técnica inquestionável, o time ganha em confiança por ter o jogador mais querido pela torcida rubro-negra dentro de campo novamente.

"Ôôô o Brasileirão voltou". O Barradão e Escudero também vão voltar. E é isso que o Vitória mais precisa para não voltar para Série B.


Nenhum comentário:

Postar um comentário